domingo, 29 de junho de 2008

Ibiza


Começa a temporada da ilha da fantasia

Vou confessar que depois de tantos depoimentos sobre Ibiza a vontade de conhecer a famosa ilha tinha passado, dando lugar até a uma certa implicância. Cada visitante com uma história mais esquisita que a outra, ou até apresentando um quadro de amnésia crônica da temporada.
Mas, com certeza, existem lugares que precisamos ir, até para poder falar mal. E é ai que mora o perigo.
O triângulo das bermudas de muitos é sim um lugar esplêndido em toda a sua extensão. Não, as pessoas não estão exagerando. E sim, vale pensar começar a economizar para ir ver com os próprios olhos porque Ibiza leva a tantos anos tal fama.
A comunidade autônoma situada nas Ilhas Baleares é a capital da festa e da liberdade, seja quem ou o que você for. E, por incrível que pareça, se seus planos são levar a família, também acertou o destino, já que Ibiza conta com muitos restaurantes e praias pouco freqüentadas e com água cristalina.
A ilha é rodeada de paisagens exuberantes, cheias de pessoas bonitas e praias para se descobrir. E pode esquecer o biquíni e a sunga em casa se quiser. Em todas elas o número de nudistas é minimamente o dobro maior dos que se atrevem a colocar, ao menos, a parte de baixo do conjunto.
Como primeira parada sugiro minha favorita, Punta Galera. Há alguns minutos do povoado de Sant Antoni de Portmany, a praia é composta por rochas e rodeada pela mais transparente costa mediterrânea. Um lugar ótimo para fazer mergulho de snorkeling e expedições aos esconderijos entre as numerosas covas. Além de fotos dos mais diferentes animaizinhos marinhos e plantas.
Por lá também estão Cala Bassa e Cala Comte. Ambas lindas envoltas em um clima de descontração e mar azul. Em torno das 21h30, grande parte da ilha se dirige aos conhecidos Café del Mar e Kumara para assistir ao pôr-do-sol. O primeiro, já consagrado por muitos, atrai gente bonita para todos os gostos que apreciam o entardecer nas pedras ou nos bares, banhados por uma música lounge ou house e bons drinks. O segundo carrega uma alma mais anos 70, igualmente ou até mais encantadora.
Já na costa sul está a praia de Salinas. Seguindo um conselho de um bom amigo fomos diretamente ao canto direito, onde está o famoso bar Satrinxa, repleto de personagens únicos. O dia por lá nos rendeu um grande encontro com o mito da moda Giorgio Armani e outras figuras do meio fashion. Interessante é passear pelas praias ainda mais a direita do bar. São pequenas e com algumas esculturas em pedras extremamente criativas e naturais, feitas por desconhecidos ou artistas da própria região balear.
Passemos a segunda parte das atrações.A agitada ilha conta com as consideradas melhores boates do mundo. O que se pode perceber ao entrar em qualquer uma delas é que foram feitas por quem realmente entende do assunto. Abrigam vários ambientes e apresentações das mais sedutoras, um show de imaginação. Transbordando sex apil estão as idolatradas Pacha, que comemora 40 anos em 2007, Privilege, eleita pelo Guinness a maior boate do mundo e Amnésia com after-hour das 8h ás 14h confirmado na Space, que chegou a ganhar inúmeros prêmios, entre eles a de melhor danceteria do mundo no Dancestar Awards por sua conhecida e tradicional festa We love Sundays.
Para recolher flyers e convites a turma do barulho passa em geral pela praia da Bossa, que ao meu ver deixa muito a desejar. Por lá estão alguns chiringuitos, como Bora Bora, e muitos praticantes de malabares.
No centro de Ibiza está o castelo, rodeado por uma muralha, formando a parte antiga da cidade. Ali estão alguns dos melhores restaurantes e bares, além de lojinhas e pontos de vendas de entradas para as boates.
O último dia foi dedicado a ilha de Formentera. Esta e Ibiza constituem as ilhas Pitiusas, veneradas por espanhóis e italianos. Alugando uma bicicleta ou uma scooter, se pode fazer várias paradas necessárias em praias ainda mais deslumbrantes. Alguns dizem que Formentera lembra Cuba nos anos 60, não sei. O fato é que definitivamente ela é um potente colírio para os olhos. Em poucas horas se conhece inúmeras pessoas de todas as partes do mundo que largaram tudo para viver, ao menos, uma temporada por lá.
O difícil é voltar para a realidade depois de tudo isso!

Nenhum comentário: