sábado, 12 de julho de 2008

ARCO


A maior feira de arte contemporânea espanhola mostra as cores do Brasil


A luz do cenário da arte contemporânea em Madrid era verde-amarela. A primeira das grandes feiras internacionais de 2008 colocou o Brasil como bola da vez no circuito artístico, trazendo a desenvoltura criativa nata do nosso povo para todos os lados.
Eram cerca de 250 galerias de 30 países do mundo. A variedade de obras só chegava perto da pluralidade que se podia ver pelos corredores dos pavilhões. Foram mais de 190 mil pessoas que visitaram a Feria de Madrid, a nova sede do evento. E para sua abertura oficial foram recebidos os Reis da Espanha Juan Carlos e Sofia, que percorreram a área reservada para o Brasil pelas mãos de ninguém menos que nosso ministro da cultura Gilberto Gil, personagem ideal para apresentar a arte brasileira.
Foram pinturas, esculturas, instalações, fotografias e vídeos. O interessante desse tipo de feira é a enorme variação de preços e composições. Este ano as obras iam desde 25 euros até 25 milhões, com quadros de Miró e seus companheiros vanguardistas e de artistas que acabaram de sair do forno. A curadoria brasileira foi escolhida a pente fino, no qual ficou Moacir dos Anjos e Paulo Sergio Duarte que selecionaram mais de cem artistas de 32 galerias de todo o território, entre elas: Galeria Vermelho, Luisa Strina, Leme, Brito Cimino, Fortes Vilaça, Mendes Bahia, entre outras.
Mas infelizmente toda a crise que enfrenta o mercado nacional e internacional não deixou com que o balance final dos quatros dias de feira surpreendesse muito as expectativas de seus organizadores. ¨Os colecionadores compraram bastante para um ano de tantas crise financeiras¨, comentou Lourdes Fernandez, diretora da Arco. Mas o resultado, que em vendas foi equivalente ao do ano passado, agregou muito em contatos e trocas para os artistas e galeristas internacionais.
E todo esse movimento já despertou a demanda por mais exposições de brasileiros em galerias européias e norte americanas, o que é um bom passo para nossa nova leva de criadores.
O fim da ARCO marcou o inicio das inúmeras bienais e feiras, como a Art Basel em Miami, Frieze Art Fair de Londres o el Armory Show de Nueva York que lançarão suas apostas aos novos e já reverenciados artistas da cena contemporânea. E enquanto isso, para os organizadores da feira espanhola já é hora de começar os planos para a próxima edição de 2009, que trará Índia para o tapete vermelho.

Nenhum comentário: