quinta-feira, 8 de julho de 2010

sobre a cor de pôr-do-sol


Recuerdos, de uma vida que fui ruiva...

Tudo que é diferente faz com que as pessoas criem, imaginem e expressem alguma opinião a respeito. Os ruivos não poderiam ir por outro caminho. Para mim, todas as cores que eles trazem impressas no corpo são sinônimos de magia, fadas, contos, mitos... me remetem as minhas origens escocesas e, consequentemente, a minha infância. As tantas memórias maravilhosas e perturbadoras, quando vivemos tudo tão intensamente; quando descobrimos e embarcamos nos sonhos mais loucos sem nos darmos conta do que é real ou imaginário. É primavera e tudo pode florescer.
Depois de ouvir tantas e tantas superstições relacionadas aos ruivos, resolvi dar uma pesquisada no assunto e encontrei vários site especializados no tema. Escrevi as crenças que me chamaram mais a atenção, positivas e negativas, olha só que loucura!

• Se você cruzar com três ruivos na rua, você ganhará na loteria estadual.
• Na Nova Zelândia os cabelos vermelhos são considerados sagrados, acreditando que quem os possue terá um caminho limpo e claro para o céu.
• No antigo Egito, acreditava-se que os ruivos traziam má sorte e, anualmente, realizavam cerimônias, onde queimavam vivo um ruivo, buscando assim extinguir a raça.
• Em Donegal (Pensilvânia), se uma menina nasce com cabelos vermelhos é sinal de que tinha um porco debaixo da cama. (Oi?)
• Se você caminhar entre duas ruivas, em breve você será muito rico e poderoso.
• Cabelos vermelhos indicam uma pessoa de inteligência afiada e implacável. E, uma vez amigo, mostra-se um verdadeiro amigo.
• Cabelos vermelhos significam que a pessoa é apaixonada, impetuosa, muito desconfiada e extremamente ciumenta. Assim, muita mágoa arrebatará essa pessoa e quem a acompanha.
• Durante a idade média acreditavam que mulheres ruivas eram bruxas e estas eram queimadas nas fogueiras.
• Acreditava-se que os cabelos vermelhos dos ruivos eram “a marca de Gilgamesh” (rei sumério que governou após o dilúvio, possuindo uma história similar a do Hércules, sendo extremamente forte, o mais poderoso da terra, lutando durante toda a sua vida pela imortalidade que lhe foi negada ao nascer).
• Na Espanha existe um grande preconceito contra os ruivos, originado da crença de que o cabelo do traidor Judas Iscariotes ser vermelho. Também acredita-se que Caim era ruivo.
• Os cabelos vermelhos eram um sinal de sexo impuro (durante a mestruação) e provavelmente, a prole nasceria degenerada.
• Há rumores de que os ruivos se transformam em vampiros depois que morrem.

Para quem é ruivo ou quer saber mais sobre esse universo de coloração pôr-do-sol, vale a pena olhar esse link!
http://ruivosmania.blogspot.com/

Um comentário:

disse...

Ai caca, nao preciso nem dizer da minha afeicao pelos ruivos. Acho que existe neles qualquer coisa de limpo, de puro, de infantil e inocente. Quando fui a Dublin, logo aos primeros passos no aerporto, sorria ao olhar em volta me sentindo numa terra de doendes. Com o seguir dos dias a magia se confirmou. Nos olhos fundos desses cabelos de fogo ha um brilho curioso, um amor latente, uma paz, como se só de olhar eles já estivessem nos fazendo carinho.