sexta-feira, 1 de julho de 2011

À moda antiga

A moda retrô é uma das minhas preferidas.. segue a matéria feita por mim sobre o assunto para a edição de junho da Billboard Brasil:


Costumes, atitudes, ideias de outras épocas... Tudo que já foi inventado serve para entendermos onde estamos e para onde vamos. Na moda não é diferente.O estilo vintage – ou retrô – se baseia na interpretação das roupas usadas nas décadas de 20, 30, 40, 50 e 60. Esta moda, muito em alta na atual temporada, traz à tona um universo vivido tempos atrás.

As referências fashion dos anos 20, por exemplo, foram inspiradas principalmente pelo som das jazz bands e pelo charme das melindrosas. Já na década seguinte, com a Grande Depressão que sucedeu o crash da Bolsa de Valores de Nova York em 1929, o vestuário tornou-se mais austero, com peças sem muita ousadia, em cortes mais retos. Ano após ano, a moda foi marcada e reinventada a partir dos grandes acontecimentos e passou a ser ditada por estilistas da altacostura, como Pierre Balmain, Hubert de Givenchy e Christian Dior.

Os grandes influenciadores de tendências, nos dias de hoje, são os movimentos que acontecem nas ruas. Isso quer dizer que a força da moda saiu, em parte, das grandes maisons e está na leitura individual sobre as últimas décadas – não vividas pela geração atual, porém extremamente admirada por ela. A criação de um estilo próprio, por meio da releitura da moda antiga, chega com força para o inverno 2011: em cores, como o verde e o âmbar; em peças, como o revisitado trenchcoat e o sapato oxford (old school); e em estampas, como os poás (bolas) e listras de marinheiro. Visite as fotografias antigas de família e inspire-se!

Nenhum comentário: