quarta-feira, 24 de agosto de 2011

balé nas passarelas

Ontem estive no desfile da estilista Cris Barros, que aconteceu no Hotel Unique, em São Paulo. E não é que, mais uma vez, a inspiração foi a dança? Mais especificamente o balé. Desde o longa-metragem "Cisne Negro" a onda de coleções inspiradas na dança vem crescendo como nunca.

Para o seu verão 2012, Cris inspirou-se no Ballets Russes. Você conhece? Se não, se prepare, porque é realmente lindo.


O Ballets Russes foi uma companhia de balé (1909 a 1929) emigrada da Rússia, com sede em Paris, que influenciou muito todas as formas de balé comtemporâneo. Grandes bailarinos fizeram parte de seu corpo de dança, como Nijinski, Anna Pavlova e Balanchine. Além dos dançarinos, seu fundador, Serguei Diaghilev, também conseguiu convencer e contratar grandes nomes da coreografia, música e pintura, como Igor Stravinsky, Picasso, Matisse e Jean Cocteau. O balé russo tinha status de uma pintura em movimento e, nos seus vinte anos de duração, redesenhou e revolucionou a estética de dança conhecida até aquela época.  

 


Com inspiração justamente neste período da dança, a coleção de Cris Barros destaca tecidos que prezam pelo movimento e delicadeza. As modelagens e cortes são extremamente femininos e compostos, em boa poarte, por vestidos longos. O início da apresentação contou ainda com uma linda bailarina, que ensaiou alguns passos e deixou todos da plateia no clima perfeito para receber a coleção.




Nenhum comentário: