terça-feira, 31 de janeiro de 2012

São Paulo Companhia de Dança: 4 anos de história


“Perdido seja para nós, aquele dia em que não se dançou nenhuma vez”. A frase do filósofo Friedrich Nietzsche me parece perfeita para descrever essa maravilhosa forma de plasmar no corpo o próprio sentimento da vida. No último final de semana, a São Paulo Companhia de Dança completou quatro anos de história. Com direção criativa de Iracity Cardoso e Inês Bogéa, produziu mais de 15 obras, entre remontagens de clássicos e peças inéditas.

Para comemorar este feito, reuni aqui alguns dos mais emblemáticos figurinos criados para a São Paulo.  A diretora Inês Bogéa aproveitou para contar um pouco sobre o que significa a moda dentro da dança e do que foram estes quatro anos de Companhia:

Quatro anos de história. Poderia nos contar um momento emblemático da companhia que te marcou?
Um dos momentos mais marcantes foi quando recebi o convite da Secretaria para criar e dirigir a São Paulo Companhia de Dança. Como bailarina, escritora e documentarista era um sonho; passar para o outro lado da cena e idealizar algo do zero, com possibilidade de inventar um projeto que reunisse diversas vertentes da arte da dança para permear a vida da cidade, dialogar com artistas, encontrar amantes dessa arte que me fascina e me singulariza.

Qual a importância no figurino para a dança?
A moda está em constante diálogo com a sociedade e é, em grande medida uma resposta aos acontecimentos sociais e políticos de cada tempo. Na dança o figurino contextualiza e descontextualiza a obra, traz significados, agrega valores, constrói o personagem, traz a situação material e psicológica. Roupas sem bailarinos não são nada e não existe dança sem figurino, mesmo se reduzirmos ao figurino último, a imagem mais pura das roupas, que é o corpo sem nada. Num sentido estrito, quem dança é a roupa que o bailarino faz dançar. As formas do palco são as formas do figurino, que ganham vida no ritmo do corpo.

Cena do espetáculo Passanoite, com figurino de Ronaldo Fraga 
(foto: Reginaldo Azevedo)

Detalhe do figurino de Ronaldo Fraga

Cena do espetáculo Entretanto, com figurino de Raquel Davidovitz 
( foto: João Caldas)

Espetáculo Inquieto, com figurino de Cassio Brasil 
(foto: Wilian Aguiar)

Espetáculo Os Duplos, com figurino de Jum Nakao 
(foto: João Caldas)

Um comentário:

Nathalie F. disse...

Lindo! Para nós, amantes de dança e moda, nada melhor do que quando elas se unem em um trabalho tão lindo quanto esse :)) Quero conferir um próximo espetáculo!